Quando as pessoas saem ao sol, a primeira coisa que pensam é em relação ao protetor solar, mas poucos lembram que o sol pode prejudicar a visão, já que os olhos são altamente sensíveis e precisam de atenção.

Mesmo com o sol estando tão longe da terra, os seus raios ultravioletas chegam com uma alta intensidade, que pode ou não causar danos de acordo com uma série de critérios, como a lente utilizada nos óculos de sol, o tempo de exposição, e outros fatores.

Assim, criamos um conteúdo exclusivo para esclarecer se, afinal, o sol pode prejudicar a visão. Confira!

Índice

1. O sol prejudica a visão?

2. A exposição prolongada pode levar à cegueira!

3. Como proteger os olhos?

O sol prejudica a visão?

O sol pode prejudicar a visão?

É importante compreender que a exposição ao sol é fundamental para a manutenção da imunidade. São os raios solares que estimulam a produção de vitamina D pelo organismo, responsável por fixar o cálcio nos ossos, além de ser de conhecimento comum que promove o bem-estar e a disposição.

No entanto, em excesso, principalmente nos horários de maior incidência solar, essa radiação pode ser extremamente danosa. Primeiro, bronzeia a pele, mas com o tempo e o acúmulo de banhos de sol, pode também alterar o DNA das células e gerar um câncer.

Os raios ultravioletas podem provocar um efeito parecido nos olhos. Com a exposição excessiva, a córnea pode sofrer queimaduras que causam um grande desconforto, descrito por alguns pacientes como “sensação de lixa nos olhos”. Com o tempo, passa.

A exposição prolongada pode levar à cegueira!

No entanto, o acúmulo de lesões pode antecipar a degeneração macular, que é comum em pessoas acima de 50 anos. A mácula é um componente da visão responsável por dar detalhes à imagem, portanto, ao ser danificada, costuma levar à cegueira definitiva.

Além do mais, quando estamos expostos à muita incidência luminosa, a pupila funciona como uma lente fotográfica, fechando-se para que menos luz entre nos olhos. Isso acontece através de compostos químicos que “avisam” os músculos que há luz em excesso, e esses mesmos compostos podem prejudicar a visão no longo prazo, se são estimulados com muita frequência.

Como proteger os olhos?

Como proteger os olhos?

É preciso tomar cuidado redobrado com os olhos, e a principal recomendação nesse sentido é o uso de óculos de sol. Porém, ao escolher o seu acessório, consulte profissionais e apenas estabelecimentos certificados.

Conforme já dissemos anteriormente, a pupila controla quanta luz entra nos olhos, os óculos de sol reduzem a incidência, o que faz a pupila dilatar. Se o acessório não possui um filtro UVA e UVB, os olhos acabam absorvendo ainda mais radiação.

Por fim, se você já possui um problema de visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou outros, o cuidado é ainda maior. O seu órgão já está debilitado, então deve-se evitar lesioná-lo mais.

Felizmente, no mercado há lentes de contato que se adaptam perfeitamente ao uso junto com os óculos de sol. Além de os seus olhos estarem protegidos, você não perde nenhum detalhe.

Acesse a nossa página para mais conteúdos exclusivos, e confira como podemos ajudá-lo a proteger a sua visão. Entre em contato para tirar as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *