
A remela que surge nos olhos pode não soar como algo muito higiênico, no entanto, ela é perfeitamente normal. Contudo, o melhor é ter atenção quando ocorre em excesso. Pois pode ser sinal de que algo não está bem.
No geral, a remela ajuda a proteger os olhos da poluição, produtos químicos e demais partículas suspensas no ar. Mas, quando há alteração na sua produção, é possível que algum problema de saúde esteja por perto.
Se você quer descobrir mais sobre o assunto, acompanhe as informações que separamos aqui.
Índice
2. Quais as principais causas de remela nos olhos?
3. Quais doenças podem estar relacionadas com o excesso de remela?
4. Quando é necessário procurar ajuda médica?
O que é remela exatamente?

A remela, também conhecida como secreção ocular, é simplesmente uma combinação entre muco, óleos, células da pele e uma série de partículas que se acumulam no canto dos olhos diariamente. Essa secreção pode ser tanto úmida quanto pegajosa.
Aproveite para saber também se o uso de colírio em excesso faz mal a saúde.
Como já falamos anteriormente, a principal função da remela é proteger os olhos, removendo detritos e resíduos que podem prejudicar a vista.
Mas, por qual motivo ela não está 100% do tempo presente? Simples: sempre que você pisca, uma fina camada de lágrimas elimina a remela, evitando que ela permaneça no local por muito tempo e acabe endurecendo.
Quais as principais causas de remela nos olhos?
A presença de remela nos olhos é importante, no entanto algumas pequenas mudanças na saúde e no estilo de vida podem aumentar sua produção. Entre as principais causas da produção excessiva, mas ainda não preocupante, estão:
- uso de produtos para a área dos olhos, como cosméticos e maquiagem;
- sujeira e detritos acumulados na região, como restos de maquiagem ou poeira;
- mudança no clima, principalmente em tempos frios.
Para saber se a remela produzida é considerada saudável, basta observar sua coloração. No caso de tons de amarelo claro ou branco, não há com o que se preocupar. Mas, se ela estiver dura, espessa e esverdeada, é necessário tomar cuidado.
Quais doenças podem estar relacionadas com o excesso de remela?

Entre as causas realmente preocupantes de produção de remela pelos olhos encontramos:
- conjuntivite: causada por bactérias, vírus ou reação alérgica, a conjuntivite é altamente contagiosa e costuma causar a sensação de que algo está preso nos olhos. Nesse caso, há um excesso de secreção verde, branca ou amarela;
- lesão ocular: como por exemplo, uma córnea arranhada. Caso haja infecção sobre essa lesão, é provável que surja muita remela na região;
- bloqueio lacrimal: a remela também costuma ser espessa em casos de canal lacrimal bloqueado;
- síndrome do olho seco: causada, principalmente, pelo uso descontrolado de eletrônicos.
Quando é necessário procurar ajuda médica?
Na dúvida, assim que você notar o surgimento de remela nos olhos, de maneira excessiva, marque uma consulta com seu oftalmologista. Outros sinais de alerta que não devem passar despercebidos são:
- olhos doloridos;
- olhos vermelhos;
- sensibilidade à luz;
- alteração na visão.
Lembre-se que todo cuidado é pouco quando o assunto é a visão.
Se você gostou deste conteúdo, aproveite para acessar nosso blog agora mesmo e ter acesso a outras informações como estas. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.