
A diabetes pode afetar a saúde ocular e a doença já é uma velha conhecida da população. Isso porque o Brasil é o quinto país no mundo em quantidade de diabéticos, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes.
Entretanto, existem complicações que são pouco relacionadas com a doença, mas que podem acontecer.
Uma dessas complicações é o prejuízo à visão. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia aponta que cerca de 40% dos diabéticos apresentam algum tipo de prejuízo oftalmológico. Conhecimento é primordial para se prevenir e procurar os tratamentos corretos nesses casos.
Vamos entender melhor qual a relação da diabetes com a visão, mas, antes, vamos conversar sobre o que é essa condição e quais são os seus tipos.
Índice
1. Primeiro, o que é diabetes?
Primeiro, o que é diabetes?

Quem tem diabetes possui uma disfunção na absorção de insulina, um hormônio que o pâncreas produz e que é responsável pelo aproveitamento da glicose no organismo. Existem dois tipos diferentes de diabetes, com características distintas:
- Diabetes tipo 1: Nesse caso o pâncreas não produz nenhuma quantidade de insulina, ou produz muito pouco. O controle da diabetes tipo 1, geralmente diagnosticada na infância, é feito através da aplicação diária de insulina.
- Diabetes tipo 2: O organismo é resistente à atuação da insulina, por isso as pessoas com diabetes tipo 2 têm dificuldade em absorver esse hormônio. Ela é desenvolvida com o decorrer da vida, associada a hábitos e condição física inadequados.
Vale a pena pontuar que essa doença é muito comum na gravidez, já que as mulheres podem apresentar um grau elevado de hipoglicemia.
Conheça também 5 doenças oculares mais comuns na velhice.
A diabetes e a visão
Existem várias complicações na visão oriundas do diabetes, mas também existem agravamentos de problemas que já existiam antes da doença. Desde simples dores oculares até perda da capacidade visual, vamos descobrir quais são as principais complicações:
- Edema macular: o excesso de açúcar nos vasos sanguíneos pode causar o acúmulo de fluído nos olhos, que incham e causam uma visão borrada;
- Retinopatia diabética: o excesso de glicemia pode causar diversas alterações metabólicas na retina e enfraquecer a parede dos vasos dos olhos. Podem ocorrer rupturas e vazamento de sangue, permitindo a deposição dos lipídeos sanguíneos na retina e diminuindo a circulação sanguínea;
- Catarata: o cristalino dos olhos vai perdendo a transparência e se tornando turvo, progressivamente. O aumento de açúcar no sangue que a diabetes gera faz com que a visão fique ainda mais opaca;
- Glaucoma: Essa é uma doença de alta gravidade, definida por uma lesão no nervo ótico graças a um aumento da pressão intraocular.
Para evitar esses problemas é importante estar atento aos sinais da doença, evitando ser pego desprevenido com a doença. Alguns deles são:
- aumento do apetite;
- excesso de sede;
- alterações visuais;
- vontade de urinar com frequência;
- feridas nos membros inferiores.
Conheça a Home Lentes
Nós, da Home Lentes, temos o objetivo de agregar na qualidade de vida dos nossos clientes, atendendo com qualidade e eficiência às suas necessidades em lentes de contato.
Para isso, disponibilizamos atendimento personalizado, preço justo, praticidade e produtos de alta qualidade.
Então, aproveite para acessar outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.