Você sabia que, de todas as patologias que causam problemas de visão ou cegueira, estima-se que 80% poderiam ser evitadas a partir da prevenção ou diagnóstico precoce?
Por esse motivo, é importante se conscientizar da importância da saúde ocular. E a Organização Mundial da Saúde elegeu o dia 10 de julho como a data para isso.
Nesse texto, falaremos um pouco mais sobre o Dia Mundial da Saúde Ocular. Saiba mais sobre os problemas oculares no Brasil e no mundo, como eles afetam a vida das pessoas e como fazer a prevenção. Acompanhe conosco!
Índice
1. Qual o objetivo dessa data?
2. Quais os principais problemas que afetam a visão?
3. Como prevenir os problemas oculares?
Qual o objetivo dessa data?
De acordo com dados da OMS, estima-se que 285 milhões de pessoas sofram com algum tipo de incapacidade visual, das quais 39 milhões são cegas.
No Brasil, a estimativa é que 6 milhões de pessoas sofram de problemas de visão, e 0,75% da população brasileira é cega.E como já mencionado, aproximadamente 80% dos casos poderiam ser evitados, ou, no mínimo, menos sérios, se houvesse maior prevenção.
Esse é o objetivo do dia 10 de julho. Nessa data, os profissionais e instituições de saúde conscientizam os seus pacientes a respeito da importância do acompanhamento da saúde ocular e do tratamento precoce de diversos problemas de saúde ocular.
Quais os principais problemas que afetam a visão?
Os problemas de saúde que afetam a visão vão muito além daqueles que podem ser corrigidos pelo uso de óculos (hipermetropia, miopia, etc). Há questões de pressão do olho, danos no nervo na retina e muitos outros que podem prejudicar seriamente a capacidade visual. Conheça alguns deles a seguir:
- Glaucoma: é um aumento assintomático da pressão do olho, que pode levar à cegueira se não for tratada logo no começo;
- Retinopatia diabética: é uma condição que afeta o centro da retina e pode levar à cegueira. Pode ser prevenida com controle da diabetes e visitas frequentes ao médico;
- DMRI: a degeneração macular relacionada à idade é uma doença degenerativa que traz perda progressiva da visão central, afetando a percepção de cores e detalhes. Pode ser tratada se diagnosticada precocemente.
Como prevenir os problemas oculares?
A maioria dos problemas oculares não é tão fácil de prevenir, mas sim de se diagnosticar precocemente. A partir do diagnóstico precoce, é possível pensar em tratamentos, sejam medicamentosos ou cirúrgicos, que possam resolver os sintomas e não atrapalhar a vida do portador da doença.

Portanto, manter uma rotina de consultas é extremamente importante. É preciso visitar o oftalmologista ao menos uma vez por ano, e até mais vezes quando se tem alguma condição de risco. Além disso, é possível tomar atitudes no cotidiano que ajudam a preservar a saúde ocular. Alguns exemplos são o uso de óculos escuros com proteção UV, bem como encaixar pausas para descanso dos olhos durante o dia de trabalho.
Percebeu a importância de cuidar da saúde dos seus olhos? Para ficar por dentro de mais dicas de prevenção e cuidado, acesse outras informações semelhantes em nosso blog. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.