Os oftalmologistas são os médicos preparados profissionalmente para diagnosticar e tratar os mais diversos distúrbios relacionados aos olhos, à sua estrutura e aos seus anexos, como pálpebras e cílios. Nesse sentido, visitar com regularidade um oftalmologista é sempre a melhor alternativa.
A visita frequente a um especialista como esse ajuda a prevenir boa parte das doenças que causam cegueira ou sequelas graves à visão, afinal muitas são evitáveis e passíveis de tratamento, basta que sejam identificadas o quanto antes.
Você lembra qual foi a última vez que visitou um oftalmologista? Precisa de bons motivos para marcar uma consulta agora mesmo? Então, acompanhe e descubra aqui a importância de ir com regularidade ao oftalmologista.
Preciso mesmo ir ao oftalmologista regularmente?
Sim. Muitas pessoas ainda acham desnecessário ir ao médico quando não observam sintomas claros de possíveis problemas.
Outras, podem até mesmo considerar as consultas de rotina uma verdadeira perda de tempo e, principalmente, de dinheiro. No entanto, esse é um processo extremamente importante para prevenir doenças futuras e evitar muita dor de cabeça.
Por outro lado, existem os pacientes que já receberam diagnóstico de alguma questão médica e, portanto, precisam visitar um oftalmologista para acompanharem seu desenvolvimento.
Entre os problemas de visão mais comuns e que podem ser tratados e controlados com a simples ida a um especialista estão:
- miopia;
- astigmatismo;
- hipermetropia;
- presbiopia.
Se você precisa de lentes para miopia, lentes para astigmatismo ou lentes para hipermetropia, ou se quer simplesmente conhecer esses e outros produtos, acesse nossa loja online.
Tenho mais de 40 anos, devo ter mais atenção?
Com certeza! Tenha o dobro da atenção com a regularidade das consultas.
Se você possui mais de 40 anos, esse é o momento de ficar atento a uma das principais doenças causadoras de cegueira irreversível: o glaucoma.
Como não apresenta sintomas logo no início, muitas pessoas acabam descobrindo o problema muito tarde, o que prejudica um possível tratamento.
Aliás, esse é um ponto que precisa ser destacado: glaucoma não tem cura, mas pode ser tratado, reduzindo o impacto negativo na qualidade de vida do paciente.
Portanto, não corra riscos e garanta visitas regulares a um especialista. Em sua rotina diária, tente também adotar hábitos saudáveis para manter sua saúde visual.
Quantas vezes ao ano preciso ir ao oftalmologista?
Em caso de doenças já diagnosticadas, a frequência da visita ao oftalmologista deve ser maior, com indicação feita pelo próprio médico. Entretanto, nos demais casos, é preciso levar em consideração a idade do paciente:
- bebês: após o “exame do olhinho”, indispensável no início da vida, os bebês podem seguir por dois caminhos. Caso o resultado do mesmo seja normal, sua próxima consulta será apenas depois do primeiro ano de vida. No caso de anomalia, as consultas devem seguir a indicação do médico;
- crianças: o primeiro exame visual costuma ser realizado ainda muito cedo, como uma maneira de atestar que a visão da criança está de acordo com o esperado ou iniciar tratamentos e a utilização de óculos, em casos específicos. Também é preciso estar ciente que, por volta dos seis anos, os pequenos iniciam sua jornada de alfabetização, necessitando de visitas anuais para garantir o melhor aprendizado possível;
- jovens e adultos: com idade suficiente para saberem exatamente quando algo não está certo, os jovens e adultos podem manter visitas anuais ao oftalmologista. No entanto, é aconselhável aumentar essa frequência quando houver necessidade.
Como sei se preciso ir ao oftalmologista?
Mesmo que o diagnóstico, após conversar com um especialista, seja tranquilizante, é preciso ter em mente que a negligência com a própria visão costuma custar caro não apenas para o bolso, mas principalmente para a qualidade de vida.
Por isso, fique atento aos sinais e não pense duas vezes antes de correr para um consultório, combinado?
É isso! Você já sabe mais sobre a necessidade de ir com regularidade ao oftalmologista. Agora, acompanhe nosso blog para acessar mais informações assim. E visite nossa loja online para conhecer os produtos disponíveis para você!