As lentes de contato são uma ótima alternativa para a correção de problemas na visão. No entanto, o mau uso desse acessório ou a não realização dos cuidados necessários em sua higiene e armazenamento são atitudes que podem resultar em prejuízos para a saúde dos olhos.
Por essa razão, preparamos esse artigo com 4 erros mais comuns nos cuidados com as lentes de contato e o que você deve fazer para evitá-los. Confira!
As lentes de contato nunca devem ser higienizadas com água, já que essa exposição pode levar a uma contaminação por uma ameba ou protozoário, por exemplo, e causar infecções perigosas.
O ideal é fazer a higienização das lentes com as soluções próprias para esse fim e evitar ainda o uso de soro fisiológico que também pode causar o aparecimento de bactérias.
Pela mesma razão que não é indicado lavar as lentes com água, também não se deve armazená-las nesse tipo de líquido.
Para guardar as lentes, utilize o estojo próprio com a solução aquosa indicada pelo fabricante em quantidade suficiente para cobri-las, mas que não ultrapasse a borda do estojo.
Muita gente negligencia a limpeza do estojo das lentes e a verdade é que ele precisa ser higienizado todos os dias.
Para limpá-lo, basta eliminar a solução de limpeza usada e substituir por uma nova quantidade. Passe os dedos limpos na parte interna do estojo, elimine a água e depois seque o estojo ao ar livre, pois a utilização de tecidos ou guardanapos pode deixar fiapos.
Escolha um local de secagem onde não haja o risco de pequenos elementos alcançarem a parte interna do estojo.
É fundamental também realizar a troca do estojo de 1 a 3 meses ou no período recomendado pelo seu oftalmologista.
Há muitas pessoas que não se importam em se arriscar e acabam usando as lentes de contato mesmo após o prazo de validade indicado pelos fabricantes. Essa atitude, além de comprometer a qualidade e eficácia da lente, pode afetar a saúde dos olhos.
É muito importante respeitar o tempo recomendado de uso das lentes de contato e substituí-las no período sugerido pelo fabricante, pois com o tempo, elas podem perder a curvatura, a permeabilidade e a opacidade – todos esses fatores são importantes para que a correção do problema de visão realmente ocorra. Além disso, lentes de contato que ultrapassaram o prazo de validade são propícias a causar infecções e irritações.
Como você viu, os cuidados com as lentes de contato são muito mais simples do que parecem e é através deles que você terá um aproveitamento muito maior desse acessório tão útil para corrigir problemas de visão de diversos tipos.
Se você quer conhecer mais dicas sobre como cuidar da saúde dos seus olhos, acesse nosso blog. E caso queira entrar em contato para conhecer nossos produtos ou esclarecer suas dúvidas, pode nos chamar no WhatsApp.
Conheça nosso Instagram