A miopia é um distúrbio visual caracterizado por um globo ocular longo, o que acarreta a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, ou seja, o portador haverá dificuldade de enxergar objetos distantes, deixando os embaçados.
Essa doença visual se apresenta em boa parte da população brasileira, o que a torna bastante conhecida, gerando assim muitas discussões, essas que se apresentam como mitos e verdades.
No artigo abordaremos fatos e mitos sobre a miopia, esclarecendo assim informações sobre o presente tema.
1. Ela pode ser uma doença hereditária?
2. Exercícios para os olhos combatem a miopia?
3. Portadores de miopia possuem dificuldades para enxergar a noite?
4. Pouca luz, e leituras muito próximas de objetos podem vir a acarretar a miopia?
5. Existem remédios para tratar a miopia?
6. O uso de lentes de contato ou óculos podem estabilizar os resultados?
7. O uso frequente de tablets ou aparelhos celulares causam miopia?
Verdade! Ela pode ser passada de pais para filhos, ocasionando então alterações refracionais. No entanto, não significa que se meus pais tiverem eu vou tê-la, ela não ocorre em 100% dos casos envolvidos.
Mito! Não existe nenhum tipo de exercício, ou fisioterapia que consiga reverter o quadro da doença.
Verdade! Os míopes possuem sim dificuldades para enxergar a noite, isso porque as células dos olhos dos portadores não se adaptam bem a noite.
Mito! Luz insuficiente e leituras próximas de um livro não são a causa do aparecimento de doenças. Ler em ambientes mais escuros podem causar transtornos para as pessoas que usam óculos, pois elas precisam alinhar suas necessidades visuais com pouca luz, assim forçando suas células oculares.
Verdade! Alguns estudos mostram que em crianças, colírios a base de baixa concentração de atropina vem mostrando resultados na capacidade de diminuir a progressão. Mas o uso deve ser constante, pois pode haver aumentos acentuados do grau após a interrupção do tratamento. Vale lembrar que o tema é atual e ainda está sendo estudados diversas formar para tratar o distúrbio.
Mito! Corrigir o grau com óculos ou lentes de contato não estabiliza o grau. Independente de você usar óculos ou não, o grau pode mudar para até 25 anos. Os óculos podem ajuda-lo a ver o problema com clareza, mas não podem resolvê-lo; não corrige o distúrbio.
Nem sempre! Estudos mostram que, em alguns casos frequentes, podem contribuir para a ocorrência ou deterioração da miopia. De acordo com a mesma pesquisa, é recomendado o uso moderado, alternando de 2 a 3 horas ao dia. Estudos mostraram que o uso excessivo de telefones celulares e tablets podem induzir a miopia em crianças. Portanto, devemos monitorar sua exposição a dispositivos digitas.
E aí? Agora conseguiu esclarecer mais sobre os mitos e verdade sobre a miopia? Sempre que precisar saber algo, pergunte a um oftalmologista para saber mais sobre sua saúde ocular, busque sempre informações confiáveis, não vá acreditando em tudo que vê, como o mito do consumo de cenoura para corrigir a miopia.
Aqui tem mais conteúdo de qualidade para você se informar.