Sabemos que o autocuidado é uma prática que devemos ter conosco todos os dias, a fim de evitar problemas de saúde. Se tratando dos nossos olhos, não é diferente. Estamos falando de um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano, sem contar a sua importância.
Nesse quesito, precisamos nos atentar à luz azul, que tende a ser gerada através de aparelhos como celulares e computadores. Por ser clara demais, ela acaba contribuindo com problemas oculares. Por esse motivo, é crucial nos atentarmos aos cuidados necessários na hora de estar exposto a esse tipo de luminosidade, a fim de não prejudicar as vistas.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e veja 4 dicas essenciais para proteger seus olhos da luz azul!
Índice
1. Se for ligar o computador, acenda a luz
1. Se for ligar o computador, acenda a luz
O mais indicado é não utilizar nenhum tipo de aparelho que libera luz azul durante a noite — especialmente computadores. No entanto, caso seja necessário, evite mexer nos aparelhos com a luz apagada. Deixe a luz sempre acesa, a fim de que seus olhos não se cansem mais rapidamente com a luz branca do computador, notebook, tablet ou celular.
2. Não se esqueça de piscar
Pode parecer besteira, mas o ato de piscar com certa frequência tende a proteger os olhos contra a luminosidade azul, fazendo com que o desgaste ocular seja ainda menor. Quando estamos de frente à tela de um computador ou celular, por exemplo, tendemos a reduzir pela metade a quantidade de vezes que tendemos a piscar sob um ambiente sem distração.
Por esse motivo, sempre lembre-se de piscar, pois seu ato — mesmo que seja por microssegundos — oferece descanso aos olhos.
3. Faça pequenos intervalos
Caso você dependa de um computador ou celular com brilho azul para realizar suas atividades pessoais e profissionais em grande parte do dia, não se esqueça de fazer pequenas pausas. Naturalmente, tendemos a parar nossas atividades para comer algo ou descansar.
Contudo, devemos fazer pequenos intervalos — questão de minutos — para descansar nossos olhos da luz azul. Esse descanso pode ser fechar os olhos por alguns minutos, ficar longe da tela por algum tempo, entre outros processos relacionados.
4. Ative a luz amarela
Existem algumas funções escondidas nas tecnologias que utilizamos atualmente, com o intuito de nos proporcionar mais conforto e bem-estar durante o seu uso. Um deles é a ativação do modo noturno nos celulares e luz amarela nos computadores.
Para averiguar essa possibilidade, basta ir nas configurações do seu celular e notebook e verificar a opção correspondente. A luz amarela, por ser mais quente, tende a agredir muito menos os olhos. O mesmo ocorre com o modo escuro, que deixa a tela do celular praticamente escura durante o seu uso.
Gostou das dicas citadas acima? Conforme vimos, o cuidado com as nossas vistas deve ser prioridade. Afinal, estamos falando de um órgão extremamente importante e que contribui efetivamente com o nosso bem-estar.
Portanto, agora que você já sabe como se proteger da luz azul, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre o tema.


