Muitos não sabem, mas uma lesão nos olhos conhecida como trauma ocular pode provocar danos permanentes se não for tratada com urgência.
Os olhos merecem sempre os maiores cuidados possíveis, já que são uma parte muito delicada do corpo humano. E quando uma lesão ocular entra em questão, os cuidados devem ser redobrados.
Para se ter uma ideia, quando uma ferida profunda é causada por algum acidente, ela pode exigir um tratamento imediato ou até mesmo uma cirurgia de emergência para poder evitar possíveis danos irreversíveis, como a perda da visão.
Claro que também existem os traumas mais leves, como os causados por arranhões ou algum objeto na região dos olhos, que necessitam apenas de um acompanhamento por consulta de oftalmologista. Isso é de extrema importância para evitar infecções ou outras complicações.
Um ponto fundamental que você precisa ter em mente é: tem alguma dúvida sobre uma possível lesão no olho ou feriu essa região e notou que tem algo de errado? Procure um médico especialista no assunto o mais rápido possível.
No texto a seguir, você vai saber quais são os tipos mais comuns de trauma ocular, quais são as causas e como tratá-los.
1. Mas afinal, o que é um trauma ocular?
2. Quais são os tipos de trauma ocular?
2.1 Abrasão de córnea
2.2 Lesão por algum objeto penetrante
2.3 Queimadura química
2.4 Pancada no olho
3. E quais são os sintomas?
4. Qual é a melhor maneira de tratar?
O trauma ocular é um ferimento no olho e pode ser classificado como leve ou grave.
Uma questão importante que exige atenção é que nem sempre a pessoa é capaz de identificar o próprio ferimento. Em alguns casos, como deslocamento de retina, só ficam claros quando estão em um estágio mais avançado.
Dependendo do tipo de lesão ocular, pode até mesmo ocorrer a perda da visão. Por isso, é muito importante consultar frequentemente um oftalmologista para cuidar da saúde dos seus olhos.
Aproveite para saber mais sobre dor nos olhos: principais causas e o que fazer.
O trauma ocular pode ocorrer em situações comuns como: socos, pancadas causadas por algum equipamento esportivo ou objeto de trabalho, respingos de componentes químicos, fogos de artifício, entre outros.
Existem diversos tipos de lesões oculares e elas possuem os mais diversos graus de gravidade.
Conhecida simplesmente como “olho arranhado”, ela pode ocorrer de maneira simples, apenas como cutucar ou esfregar os olhos quando há alguma espécie de poeira, farpinha ou areia. Essa sensação pode causar vermelhidão e sensibilidade à luz.
Também chamado de trauma ocular perfurante, essa lesão pode ocorrer com algum objeto feito de metal ou arame, por exemplo, que possa penetrar no olho.
Algumas substâncias químicas podem não trazer danos a longo prazo, outras podem gerar graves consequências, como a queimadura. Ácidos e produtos alcalinos são algumas das principais substâncias que podem trazer danos agravantes.
Uma pancada pode causar trauma ocular por contusão. Pode ocorrer de diversas maneiras, como em brigas, acidentes de trânsito, tombos, em atividades esportivas, acidentes domésticos e de trabalho. Uma pancada pode ser leve e não causar nenhum dano ou, em casos mais graves, pode até causar perda da visão.
Em todos os casos alarmantes, é recomendável que seja procurado atendimento médico o mais breve possível.
Os sintomas variam de acordo com a situação, mas geralmente, alguns dos prováveis sinais de lesão grave nos olhos são:
Ao sofrer qualquer tipo de trauma ocular, é importante procurar um médico imediatamente.
Assim como é importante lembrar e detalhar o tipo de causa, para que os cuidados e o tratamento sejam realizados da melhor maneira para uma recuperação o mais breve possível.
Se usar lentes de contato, é aconselhável retirá-las, se possível, é claro.
Alguns cuidados a serem tomados antes e após qualquer procedimento são: não tentar remover um possível objeto preso no olho, não aplicar medicamentos sem diagnóstico médico, não tocar, esfregar ou fazer pressão na região dos olhos e evitar colírios sem a indicação médica, pois alguns deles podem deixar a lesão pior.
Acesse outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.