Uma das melhores inovações já produzidas pela indústria ótica, as lentes de contato proporcionam praticidade e conforto, trazendo mais comodidade e simplicidade para hábitos cotidianos. Mas será que todas as pessoas sabem colocar lente de contato corretamente?
De fato, com as lentes não há a preocupação com óculos embaçados, por exemplo, possibilitando que você tenha uma visão nítida durante todo o tempo.
Independentemente dos inegáveis benefícios, as pessoas tem dúvidas sobre os cuidados com o uso das lentes, já que é necessária uma atenção especial com o manuseio e com a limpeza delas.
Nesse sentido, um dos cuidados básicos diz respeito à colocação, que embora seja um processo simples, exige a atenção em alguns passos para a maior segurança do processo. Veja a seguir como colocar corretamente uma lente de contato.
3. Posição da lente e manuseio
O primeiro passo é lavar muito bem as mãos, preferencialmente com um sabonete sem perfume e que tenha ação antibacteriana.
O essencial é assegurar que você não vai transportar para os olhos, de maneira acidental, pó, germes ou maquiagem para a sua lente de contato, pois isso pode irritar os seus olhos.
Após essa higienização inicial, é fundamental enxaguar bem as mãos e secá-las com uma toalha sem fiapos, que não deixe pelos.
O enxágue é mais uma ação preventiva à transmissão de algo indesejado para os seus olhos.
Saiba também 4 sinais que está na hora de trocar as lentes de contato.
As lentes também precisam passar por um cuidadoso processo de limpeza. O ideal é desenvolver o hábito de manipular sempre a lente de um lado primeiro, evitando o risco de misturá-las.
Com a lente na palma da mão, você deve limpá-la com uma solução específica para lentes de contato, a partir das orientações que constam no rótulo do produto. O objetivo é eliminar eventuais resíduos na lente.
Após se certificar de que não há resíduos na lente, você deve colocá-la na ponta do seu dedo indicador, direcionando-a para a luz, e verificar se ela está na posição correta.
Para garantir a correção da posição, você deve observar para onde apontam as bordas da lente. Se elas tenderem a apontar para fora, como um “prato fundo”, a lente está invertida.
Por outro lado, se elas estiverem curvadas para cima, como uma taça, estarão na posição correta para serem colocadas.
Garantida a correção da posição, você deve utilizar a mão com a qual você tem mais coordenação para segurar a lente no dedo indicador e utilizar a outra mão para segurar a pálpebra superior, na intenção de evitar que você pisque.
A sua pálpebra inferior deve ser puxada para baixo com os outros dedos da mão onde está a lente.
Para inserir a lente no olho, você deve olhar para cima e depositá-la, de maneira suave, sobre a parte branca inferior do olho.
Na sequência, você deve soltar as pálpebras lentamente e fechar os olhos por alguns instantes, finalizando o processo com diversas piscadas, que possibilitam a centralização da lente.
A técnica deve ser repetida no momento de inserir a lente no outro olho.
Acesse outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.