Muitas pessoas ficam na dúvida sobre as duas profissões: oftalmologista e optometrista. Isso porque os dois atuam sobre a saúde ocular, porém, há diferentes questões sobre os dois profissionais. São informações interessantes para que você saiba a qual deve recorrer.
Afinal, não podemos recorrer a um profissional, por exemplo, que não possa diagnosticar e prescrever o tratamento adequado. Dessa forma, continue a leitura e saiba quais as semelhanças e diferenças nessas duas abordagens.
1. Oftalmologista x Optometrista: formação
2. O que faz o oftalmologista?
4. A importância desses profissionais
A diferenciação desses profissionais começa no campo básico, que é a formação. Primeiro, o oftalmologista tem a formação em medicina. Por outro lado, o optometrista é graduado em Optometria, tem especialização para atuar em saúde primária ocular, mas não como o primeiro.
O oftalmologista tem como função o diagnóstico e tratamento de doenças oculares, considerando todo o nosso aparelho ocular.
Isso inclui pálpebras, aparelho lacrimal, musculatura, olhos e caminho óptico para o cérebro. O paciente procura quando precisa realizar exames de avaliação, de rotina, ou no caso de problemas.
Assim, o médico ajuda a detectar patologias como glaucoma, por exemplo, além de indicar os exames e tratamentos adequados para esse tipo de diagnóstico. Dessa forma, ele pode prescrever medicações, como uso de colírios, indicar cirurgias, entre outros tratamentos.
Você tem acesso ao oftalmologista em hospitais ou clínicas. Além do mais, é indicado ir anualmente quando você precisa de óculos de grau ou lentes de contato, para exames de rotina.
Esse profissional também é muito importante na busca pela saúde ocular dos seus pacientes, mas não pode prescrever medicamentos, por exemplo. Portanto, atua no campo primário da saúde ocular, identificando problemas de visão, necessidade do uso de óculos, por exemplo.
Faz o que chamamos de análise refrativa dos olhos, realizando testes que não são invasivos, como é o caso da sensibilidade a contraste, entre outros.
Durante esse atendimento, caso uma patologia seja encontrada, como o glaucoma que citamos antes, ele deve encaminhar o paciente para um oftalmologista.
Você encontra o optometrista atuando em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, programas de educação visual, entre outros espaços. Um profissional fundamental em diversos espaços, apenas restritos ao grau de complexidade do problema ocular.
Sabemos agora a relevância desses profissionais para a saúde ocular dos pacientes que recebem atendimento. Claro que existem restrições ligadas às abordagens, mas ambos colaboram para que haja correções nos problemas que acometem a visão.
O setor da visão é o protagonista desse contexto, sendo que o oftalmologista e o optometrista são importantes também um para o outro. Juntos, são capazes de promover mais saúde, cada um dentro das suas funções. Seja em hospitais, clínicas, consultórios ou outros espaços, você sabe que terá a devida atenção.
Sendo assim, o mais importante ao entender sobre as duas profissões é compreender a quem você recorrer em caso de sintomas de patologias oculares. Bem como saber o que vai esperar quando se depara com qualquer um dos dois, seja oftalmologista ou optometrista.
Acesse outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.